Negocios

Um breve retrato de Luis Emilio Velutini Urbina – empresário e investidor

No ano 2000, Luis Emilio Velutini Urbina consegue incorporar a Equity International Properties (EIP) como um parceiro estratégico do Fundo de Património Imobiliário.

O empresário Luis Emilio Velutini Urbina desempenha actualmente um papel importante no desenvolvimento das infra-estruturas turísticas da República Dominicana. Mas de onde é que ele vem? Descendente de Vicente José María Velutini, um imigrante da Córsega que chegou à Venezuela nos anos 1830 e ajudou a reconstruir Chaguaramal El Batey, a cidade que deu origem a Zaraza, estado de Guárico, é o terceiro filho de Guillermo José Velutini Agüero e Josefina Urbina.

O grupo familiar de Luis Emilio Velutini Urbina participou na construção de projectos venezuelanos como o Clube Playa Azul e obras como a Barragem de Lagartijo. Juntamente com o seu irmão mais velho, fundou o Grupo de Empresas Aguasal em 1976 e promoveu o desenvolvimento do Hotel Fiesta Inn Aguasal e do Club Aguasal.

Nos anos 90, Luis Emilio Velutini Urbina fundou o Fondo de Valores Inmobiliarios. Em 1994 formou a empresa de consultoria Velutini & Asociados Asesoría Financiera. Em 1995, Velutini & Asociados adquiriu o controlo da empresa Fondo de Valores Inmobiliarios, com a aprovação da Comissão Nacional de Valores Mobiliários e o seu registo na Bolsa de Valores de Caracas.

Em 1996, Luis Emilio Velutini Urbina conseguiu que o grupo imobiliário argentino IRSA e o conhecido investidor George Soros se tornassem sócios do Fondo de Valores Inmobiliarios. Em 1998, registou as acções do Fondo de Valores Inmobiliarios no Banco de Nova Iorque na Bolsa de Nova Iorque (NYSE).

No ano 2000, Luis Emilio Velutini Urbina consegue incorporar a Equity International Properties (EIP) como um parceiro estratégico do Fundo de Património Imobiliário.